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 29/01/2009 - Negociando em Tempos de Crise

Negociando em Tempos de Crise

Começa a esquentar a temporada de negociações entre indústrias e varejistas de todos os segmentos. Enquanto os varejistas enfrentam uma demanda menor nas lojas e procuram boas ofertas para estimular o consumidor, nas indústrias já é forte a pressão por aumentos nos custos, redução de incentivos e busca por reposicionar os preços nas revendas.


A década de 90 foi um período marcado por grandes transformações no varejo brasileiro. A abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional, e a substancial redução das restrições para importação de equipamentos de informática eliminaram as últimas barreiras que atrasavam a entrada do varejo brasileiro na onda da consolidação, que já vinha ocorrendo desde a década de 80 nos EUA.


A Euforia das pontocom passou, e agora?

Os últimos 4 anos em termos empresariais, foram marcadamente influenciados pelo surgimento das empresas da Internet, as chamadas pontocom, que rapidamente saíram de um estágio embrionário e passaram às manchetes, primeiro como potenciais “donas do mundo”, cujo potencial chegou a ser tão elevado, que viabilizou-se a abertura de capital até de empresas que não tinham sequer operações.